top of page

1.

Prática de Ensino de Filosofia I

EMENTA  

Histórico do ensino de filosofia no Brasil e a legislação da educação básica. Metodologias de ensino de filosofia no Ensino Médio. Requisitos básicos para o planejamento das atividades didáticas e para avaliação no contexto educacional.

OBJETIVOS

•   Apresentar o histórico do ensino de filosofia no contexto educacional brasileiro e sua relação com a legislação educacional;

•   refletir sobre o ensino de filosofia na educação básica considerando as múltiplas perspectivas: como problema filosófico; as relações ensino-aprendizagem, as questões metodológicas e didático-pedagógicas, as relações professor-aluno, as questões disciplinares e as relações de poder na escola;

•   conhecer, estudar, vivenciar e pesquisar espaços reais e/ou virtuais de ensino de filosofia que utilizam tecnologias da informação e comunicação;

•   compreender os pressupostos requeridos para propor atividades didáticas, considerando seus objetivos e formas de avaliação;

•   elaborar e apresentar um plano de aula de filosofia direcionado aos estudantes do ensino médio;

•   ministrar aulas de filosofia e/ou pequenas sequências didáticas sobre temas e/ou problemas filosóficos.

BIBLIOGRAFIA - Clique aqui para ler os textos 

​​

MÓDULO I – O ENSINO DE FILOSOFIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO

ALVES, Dalton José. Breve Histórico da Presença/Ausência da Filosofia na Educação Escolar Brasileira. In: ______ A Filosofia no Ensino Médio: ambiguidades e contradições na LDB. São Paulo: Autores Associados, 2002, p.7-54.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Curricular Comum Ensino Médio. 2018.

MINAS GERAIS. SEEMG. Currículo Referência do Ensino Médio. 2021, p.205 -p.224.

CERLETTI, Alejandro. Ensinar filosofia: da pergunta filosófica à proposta metodológica. In: KOHAN, W. (org). Filosofia: caminhos para seu ensino. Rio de Janeiro: DP&A, 2004, p.19-42.

LAROSSA, Jorge (Org.). Elogio da escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

​​

MÓDULO II - REQUISITOS BÁSICOS PARA O PLANEJAMENTO DE AULAS DE FILOSOFIA

RODRIGO, Lídia Maria. A didática da filosofia na escola de massa. In: _______. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. São Paulo: Autores Associados, 2009, p.7-33.

JESUS, Rodrigo Marcos de. A modernidade e suas sombras: problemas historiográficos no ensino de filosofia. Filos. e Educ., Campinas, SP, v.10, n.1, p.90-120, jan./abr. 2018.

NOGUERA, Renato. Ensino de filosofia e Relações Etnicorraciais. Revista de Educação Técnica e Tecnológica em Ciências Agrícolas, vol.8, n.16, p.191-203, 2017.

NOGUERA, Renato. Ensino de filosofia e a Lei 10639. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional/Pallas, 2014.

​RUSSEL, Michael K.; AIRASIAN, Peter W. Avaliação em sala de aula: conceitos e aplicações. Trad. Marcelo de Abreu Almeida. 7ed. Porto Alegre: Penso, 2014. 

SECCO, Gisele. A preparação do professor de filosofia: notas preliminares. Palestra proferida no VIII Seminário Filosofia na Escola e IV Seminário PIBID/UFRGS, 2013.

​​

MÓDULO III – A NATUREZA DO ENSINÁVEL FILOSÓFICO

ARAÚJO, Felipe; CEPPAS, Filipe. A aula de filosofia como oficina de criação. Revista Ideação, Ed. Especial, p.51-68, 2017.

CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Trad. Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

KOHAN, Walter (org.). Ensino de filosofia: perspectivas. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

SECCO, Gisele; SPINELLI, Priscila. Sobre os sentidos e os lugares interdisciplinares da Filosofia. In: Anais do I Encontro de Filosofia e Ensino do Rio Grande do Sul, 2020.

VELASCO, Patrícia Del Nero. Sobre o lugar da argumentação na filosofia como disciplina. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 31, n. 61, p. 517-538, jan./abr. 2017.

 

​​

bottom of page